História
O município situado na base da SERRA DE ITABAIANA, recebeu este nome pela cor do solo da povoação. Parte de seu território foi doado pelo latifundiário José Ferreira Neto, que cedeu uma área de lagoa seca a pessoas carentes. A povoação, fundada por Joviniano Freire de Oliveira e Virgílio Rodrigues do Nascimento, teve início em frente a uma capela que mais tarde se transformaria na Igreja Matriz SÃO JOÃO BATISTA, padroeiro de Areia Branca. Evoluiu a categoria de município de Areia Branca em 11 de novembro de 1963, pela lei estadual 1224, sendo desmembrado de Riachuelo, Laranjeiras e Itabaiana.
Tem também como referência o Poço das Moças balneário natural localizado na Estação Ecológica da Serra de Itabaiana em meio à densa Mata Atlântica, formado por riachos cuja nascente encontram-se no topo da serra e poços esculpidos pela água nas rochas. No aspecto geográfico o poço das moças não pertence ao município de Itabaiana, pois 90% da área da serra está localizada em Areia Branca.
Povoados
Tem como povoados: Areias, Chico Gomes, Boqueirão, Rio Das Pedras, Canjinha, Junco, Serra Comprida, Cajueiro, Caroba, Pedrinhas, Manilha, Colônia São Paulo e Guidinha.